segunda-feira, 24 de agosto de 2009
A Caveira de Cristal
Hoje eu vi um documentário muito interessante, onde falava-se de uma caveira de cristal feita pelos povos Maias, onde foi encontrada em 1927 pelo arqueólogo britânico F.A. Michell-Hedges que descobriu esse fascinante artesanato.
Trata-se de uma réplica perfeita de uma cabeça humana talhada em um bloco de cristal de quartzo, que alguns dizem terem poderes místicos, e outros dizem conter informações de conhecimento inimaginável, como se ele fosse um Cd contendo arquivos importantes.
O modo como os maias fizeram esse objeto é considerado um mistério, pois acredita-se que foi feito por seres interdimensionais, pela complexidade da produção do objeto.
Alguns motivos que o tornam intrigantes:
*primeira, é a semelhança com uma caveira humana, possuindo inclusive uma mandíbula removível.
*Segunda, é impossível descrever como foi esculpida. Do ponto de vista técnico, parece ser um objeto impossível de ser duplicado pelos escultores modernos.
Foi encontrada em 1927 pela filha de dezessete anos do aventureiro inglês F. A. Mitchell-Hedges em Honduras, agora Belize, na antiga cidade maya de Labaantum.
Em 1970, o especialista em arte e restaurador Frank Dorland a submeteu a estes laboratoriais nos laboratórios da Hewlett-Packard em Santa Clara, Califórnia. A conclusão inicial foi que a mandíbula havia sido feita do mesmo bloco em que a caveira foi esculpida, mas sem obedecer o critério que seria usado hoje por qualquer escultor, ou seja, indo contra a formação natural do cristal, o que torna o trabalho temeroso, visto que a pedra pode quebrar facilmente.
Microscópios de última geração comprovaram que ela não foi esculpida por ferramenta de metal, já arranhões não foram encontrados na sua superfície.
O enigma ainda não acabou, pois no interior da caveira a luz se propaga de forma ordenada através de pequenos túneis formando um prisma. O cristal é um acumulador de energia eletro-magnética, e nesta caveira o efeito que a luz lhe causa é espantoso. Ao ser iluminada, principalmente de baixo para cima as cavidades oculares da caveira ficam como que se tivessem sido acesos.
Outro fato que chama a atenção nesta caveira é que ela muda de cor inexplicavelmente. Além de mudar de cor, ela emite ruídos, exala odor e provoca sensação de calor e frio naqueles que a seguram.
O pesquisador Frank Dorland dá a sua conclusão: “É virtualmente impossível nos dias atuais – em que o homem aspira explorar o espaço – duplicar uma caveira como esta.”
A parte superios da boca atua como um prisma. Quando a caveira é iluminada por baixo, esse prisma projeta a luz para cima fazendo com que essa saia pelos olhos, dando um aspecto bem viváz à escultura.
no documentário diz que existem 13 caveiras de cristais e que segundo alguns acreditam que elas devem ser unida antes de 2012 para evitar algum cataclisma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parecia-me estar a ver um fime no canal "Odisseia". Desconhecia a história desta caveira e da sua hipotética ligação a mais doze.Interessante este blog, mesmo muito.Umbj Graça
ResponderExcluirObrigado espero poder contar mais com sua curiosidade... ;)
ResponderExcluir